segunda-feira, 17 de agosto de 2020

"Quantos dias faltam?"


O dia do aniversário é um tema tão importante pras crianças, a ponto de já quererem saber quanto falta pro próximo aniversário dias depois de ele ser comemorado.


O nono aniversário do Miguel está chegando e é tão maravilhoso ver sua forma de apreender o mundo, de adquirir conhecimento, de aprender. 

Cada dia, cada passo, cada manifestação confirma nossa escolha de uma vida sem escola. É a base para uma vida desinstitucionalizada. Uma vida simples, simplificada, que valoriza o essencial, as essencialidades de nossa estadia nesse lugar (nossa querida Terra), nesse tempo (nosso curto período de vida).

Mesmo assim sempre me impressiono quando descubro algo novo sobre o jeito dos meus filhotes de aprender.

Por isso foi com grata surpresa que vivenciei o que vou contar.

Querendo saber quantos dias faltavam pro seu aniversário, no dia 2/9, Miguel pediu a calculadora. Fiquei intrigada sobre como ele faria essa conta. 

Eu contei nos dedos. Como estávamos no dia 13 de agosto, meus dedos indicaram faltarem 20 dias.

Com a calculadora do celular em punho Miguel disse que eu tinha acertado 

Quis ver como ele fez essa conta: 31+2-13=20.

Achei tão genial e ao mesmo tempo tão óbvio e simples.

Eu, carregada de escola, não tinha pensado nessa forma de encontrar a resposta. Miguel, com sua mente livre de certos e errados, de caminhos prontos a seguir, conectou-se apenas à sua curiosidade e seu objetivo de resolver o que o instigava. 

E lá estava ele com o resultado, validando meus dedos contadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário