sábado, 24 de outubro de 2015

Devagarzinho

“Mãe, tem planos?” “Mãe, tem planos pra amanhã (!)?” É assim que meu filho, 3 anos e 10 meses1, me aborda diariamente. Não se satisfaz em querer saber se há algo planejado pra hoje. Quer saber se já há planos para o dia seguinte. Para a tarde. Para a noite.

De onde vem essa ansiedade se não dos pais. A criança vive no presente. Ela está conectada com o aqui e agora. Com seu corpo, com seus sentimentos, com seu fazer.

Nós, por outro lado, estamos em qualquer lugar menos no presente. Planejando, pensando, voando com nossa mente pro futuro, pro passado, pros problemas, pras obrigações, pra lista de pendências.

Por isso é sintomático quando ele diz: “Mãe, você e o papai são muito rápidos, eu sou devagarzinho.” Que pressa é essa?

Parei de trabalhar fora, mudamos pra uma cidade pequena, vivemos num pequeno condomínio que é mais uma comunidade, numa área rural, passo o dia com mes filhes que não vão à escola, não temos grandes compromissos diários e, mesmo assim, Miguel sente que não consegue nos acompanhar.

Não basta mudar de vida, de cidade, de prioridade. É preciso mudar a cada instante, observando nosso agir, nosso sentir, nosso pensar, nosso fazer.

Eu digo pro meu filho que não sei se temos planos pra amanhã, vamos viver o hoje, o agora. Mas será que eu estou fazendo isso? Suas perguntas e afirmações me dizem que não, que sou eu que preciso estar mais tranquila, menos ansiosa, mais satisfeita com o que temos e que é tanto.

Confesso que não sei bem por onde começar, mas agradeço ao meu filho por ser esse espelho tão preciso da mãe.


1Comecei a escrever esse post há mais de 3 meses, Miguel já fez 4 anos, mas continua perguntando sobre os planos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário